Tá Chovendo Hambúrguer

outubro 22, 2009 at 10:38 pm 28 comentários

Chega um momento da animação “Tá Chovendo Hambúrguer”, dos diretores Phil Lord e Chris Miller em que a gente vai desejar morar na cidade de Chewandswallow. Não porque lá chove hambúrgueres e outras comidas gostosas, mas porque os habitantes da cidade são verdadeiras figuras raras; pessoas com qualidades e defeitos, os quais refletem aquilo que faz do ser humano uma espécie totalmente peculiar. Tome-se como exemplo o personagem principal deste longa: Flint Lockwood (dublado por Bill Hader, do elenco do humorístico “Saturday Night Live”). 

Flint é alguém com quem qualquer um de nós pode se identificar, pois já fomos ele em algum período de nossa vida. Quando estudante, Flint sempre vivia à margem dos colegas, era excluído simplesmente porque não compartilhava dos mesmos interesses de outras crianças de sua idade. Desde cedo, o personagem sempre soube que seu negócio era mexer com ciência, ser inventor e tentar fazer algo que fizesse a diferença não só na vida dele, mas na da cidade em que ele morava – até porque a localidade de Chewandswallow vive tempos difíceis, afinal a sua maior atividade econômica entrou em crise e a população do local, por causa disso, anda meio perdida. 

É aí que entra aquela que vai ser a maior invenção de Flint Lockwood: uma máquina faz com que, ao invés de chover água, se tenha uma tempestade de alimentos apetitosos, como hambúrgueres, spaghettis, sorvetes, tortas, jujubas, entre outras guloseimas. A partir deste instante, “Tá Chovendo Hambúrguer” começa a fazer uma metáfora muito interessante utilizando como mote a mostra de como a ganância, a gula e a ambição podem ser maléficos para o homem – na medida em que a invenção de Flint é tão desvirtuada de seu propósito (trazer o bem para Chewandswallow e seus habitantes) que se transforma na causa de uma “catástrofe” de proporções mundiais. 

Animação produzida pela Sony Animation Pictures (responsável por outras excelentes obras do gênero como “A Casa Monstro” e “Tá Dando Onda”), “Tá Chovendo Hambúrguer” é um filme que consolida o nome do estúdio como aquele que produz os melhores filmes de animação ao lado da Pixar Animation Studios. A receita? Apostar numa fórmula infalível: premissas originais (a deste filme, em particular, pode parecer estapafúrdia, mas tem apelo com o público infantil) e que carregam mensagens para lá de legais. A de “Tá Chovendo Hambúrguer” é: acredite nos seus sonhos e seja você mesmo. Assim, você conquista o amor e o respeito das pessoas.

Cotação: 9,0

Tá Chovendo Hambúrguer (Cloudy With a Chance of Meatballs, 2009)
Diretores: Phil Lord e Chris Miller
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller (baseado no livro de Judi e Ron Barrett)
Com as vozes de: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Andy Samberg, Bruce Campbell, Mr. T., Benjamin Bratt, Neil Patrick Harris, Lauren Graham, Will Forte

Entry filed under: Cinema.

A expectativa para o Oscar 2010 Coração Vagabundo

28 Comentários Add your own

  • 1. Mayara Bastos  |  outubro 22, 2009 às 11:29 pm

    Achei o trailer engraçadíssimo, fiquei até curiosa agora, rsrsrs. Se a Sony Animation continuar neste caminho de filmes bem divertidos, pode até ultrapassar a Dreamworks no quesito qualidade desta safra.

    Beijos! 😉

    Responder
    • 2. Kamila  |  outubro 22, 2009 às 11:38 pm

      Mayara, concordo. A Sony Animation Studios anda arrasando neste gênero. Beijos!

      Responder
  • 3. Bruno Gonçalves  |  outubro 23, 2009 às 12:58 am

    Ah eu vou ser chatão haha
    Acredito que Bolt foi a ultima animação legal, a ultima animação realmente boa foi Wall-E.
    Ta dando ond é legalzinho, vale a pen pelo pinguin fofo que não sabe surfar que é tão cute cute.
    E não gosto de casa monstro, acho chatinho!
    Tá dificil ter uma animação boa atualmente.
    è por essas e outras que eu ainda prefiro muito mais os clássicos disney em 2D!
    Abraço e Bom Final de Semana!

    Responder
  • 4. Reinaldo Matheus Glioche  |  outubro 23, 2009 às 1:02 am

    Impressionante como as animações obtem destaque hj em dia, né? Veja esse filme por exemplo. Liderou as bilheterias por duas semanas nos EUA, mais duas semanas aqui no Brasil e ainda recebeu um 9 da Kamila. É ou não é, outro nível?

    Ainda não vi o filme, então não posso emitir opinião, mas pelo que vc escreveu parece ser um filme com algumas sutilezas. Algo muito valorizado nas animações da Pixar. É um bom exemplo a seguir.
    Bjs

    Responder
    • 5. Kamila  |  outubro 23, 2009 às 1:11 am

      Bruno Gonçalves, vou discordar de você porque, neste ano, tivemos duas belas animações: esta e “Up”. Abraço!

      Reinaldo, impressionante, mesmo! O gênero tem uma força enorme. O filme, se não me engano, está há três semanas em primeiro lugar aqui no Brasil. Beijos!

      Responder
  • 6. Carol  |  outubro 23, 2009 às 1:10 am

    Kamila,
    ler suas resenhas ajuda a escolher melhor os filmes que vou assistir. =)
    Não tenho muitas oportunidades de ir ao cinema e com certeza deixaria “Up-altas aventuras” e “Tá chovendo hamburguer” passarem despercebidos se não fosse seu blog! 😉
    Beijo!

    Responder
    • 7. Kamila  |  outubro 23, 2009 às 1:11 am

      Carol, obrigada! Que bom que as dicas que a gente posta aqui são apreciadas. Esse filme, por exemplo, eu só assistir porque um amigo me recomendou. E não me arrependo de ter visto. Beijo!

      Responder
  • 8. Rafael Carvalho  |  outubro 23, 2009 às 2:20 am

    Nossa, não dava muita coisa por esse filmes, mas tenho visto muitos comentários positivos. Mudei de ideia e irei conferir assim que puder.

    Responder
  • 9. Otavio Almeida  |  outubro 23, 2009 às 4:24 pm

    Bão mesmo?? Hmm, eu quero ver… Mas é que agora eu tenho compromisso como os filmes da Mostra de SP. Tomara que não saia de cartaz logo…

    Bjs! Bom final de semana!

    Responder
  • 10. Romeika  |  outubro 23, 2009 às 4:55 pm

    Eu nao sabia da existencia dessa animacao, nossa, como estou desinformada… :/

    re:Kamila, concordo com tudo que vc falou a respeito da Melanie Laurent e da personagem dela no filme. Beijos e bom fds!

    Responder
    • 11. Kamila  |  outubro 24, 2009 às 1:23 pm

      Rafael Carvalho, eu pensava dessa forma, e assisti por causa da recomendação do João Paulo.

      Otavio, excelente. Mas, eu priorizaria mesmo os filmes da Mostra. Boa jornada lá! Beijos e bom final de semana!

      Romeika, eu sempre fico sabendo desses filmes porque adoro o gênero e recomendo que assistas a este filme. Beijos e bom final de semana!

      Responder
  • 12. João Paulo Rodrigues  |  outubro 23, 2009 às 5:25 pm

    Fight the Power!!!!

    Com certeza é mais um acerto certeiro da Sony. Ainda bem que o seu erro foi logo de inicio com O Bicho Vai Pegar. Esse ano estamos mais uma vez agraciados por ter ótimas animações como Fear(s) of The Dark, Ponyo, Up, esse e mais um candidato fortissimo Mary and Max.

    Um desenho inesquecivel e lindissimo. Sucesso merecido.

    Responder
  • 13. Mandy  |  outubro 23, 2009 às 5:54 pm

    Que massa…! eu n sou amiga de desenho/animação, mas quero ver esse, nota 9 é uma nota excelente!

    Responder
  • 14. Thyago  |  outubro 23, 2009 às 5:56 pm

    eu só acho q o título do filme devia ser outro… afinal, o q mais me afastou dele foi o título.
    se bem q tem filmes q me atraem justamente pelo TÍTULO q eles tem, como Robo Vampire.

    Sim, este filme existe, deixa eu catar o link de um review dele aqui…
    aew:
    http://blogdohammer.blogspot.com/2008/10/ms-das-bruxas-robo-vampire.html

    Responder
    • 15. Kamila  |  outubro 24, 2009 às 1:29 pm

      João Paulo, mais um acerto com certeza! Espero que você esteja certo sobre esse filme e ele chegue ao Oscar.

      Mandy, assista, sim, que é um filme muito divertido!

      Thyago, o título é bizarro e eu não queria assistir ao filme porque achava que ele ia ser ruim justamente por causa disso. Que bom que eu estava enganada!

      Responder
  • 16. Vulgo Dudu  |  outubro 23, 2009 às 5:58 pm

    Eu tenho medo dessas metáforas em filmes infantis, mas chover hamburguer seria algo realmente divino! Obviamente, depois tinha que chover refrigerante também…

    Bjs!

    Responder
  • 17. Dewonny  |  outubro 23, 2009 às 7:44 pm

    Oi Kamila, fazia tempo q eu ñ passava aqui, sorry, estava ocupado e sem tempo de visitar todos blogs q acompanho, mas aqui estou eu pra tirar o atraso!
    Tô querendo muito ver essa animação, mas só colocaram cópia dubladas nos cinemas da minha cidade, q droga, seu texto me deixou ainda mais interessado!
    Bjo! Diego!

    Responder
  • 18. luis galvão  |  outubro 24, 2009 às 10:07 am

    é um filme que cativa, e, com certeza, o que mais soube utilizar essa nova tecnologia (3D) em seu favor. Acho que foi o filme que mais usou o efeito e meso assim não dá dor de cabeça nem olhos esbugalhados, um ponto a favor. Fora a fórmula infalível, ainda tem as vozes (assitir legendado) que são fenomenais e Anna Faris muito boa mesmo. E, sinceramente, achei beeem mais divertido do que Up! #prontofalei. – rsrs

    Responder
    • 19. Kamila  |  outubro 24, 2009 às 1:35 pm

      Dudu, hahahahaha, refrigerante não chovia, não! 🙂 Beijos!

      Diego, sem problemas! Eu assisti a uma cópia dublada e não tive problemas com isso! Beijo!

      Luís, eu não assisti a este filme em 3D, mas imagino que deve ter sido um barato! 🙂 O elenco de dubladores do longa é excelente, adoro a Anna Faris! E também achei um filme mais divertido que “Up”. 🙂

      Responder
  • 20. Jeniss Walker  |  outubro 24, 2009 às 2:01 pm

    de fato, é um filme muitíssimo agradável. tive oportunidade de conferi-lo por aqui em 3D. escrevo um pouco sobre ele em DVD ano que vem. ja coloquei ele em minha lista de indicações certeiras ao Oscar 2010.
    abraço, Ka 🙂

    Responder
  • 21. Vinícius P.  |  outubro 24, 2009 às 2:57 pm

    Me surpreendi com seus comentários, Kamila, mas “Tá Chovendo Hamburger” aparenta ser uma das melhores animações do ano. E a Sony só acerta mesmo, hein? Espero que seja reconhecido pela Academia como “A Casa Monstro” e “Tá Dando Onda”.

    Responder
  • 22. Gabriela  |  outubro 24, 2009 às 3:48 pm

    Cara, o roteiro desse filme é, de fato, muito interessante. Recomendo para adultos e crianças, claro. Queria dizer ainda, – vai parecer exagerado e , realmente, é – que considero Tá Chovendo Hamburguer um filme parecido com o clássico de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, por ser uma fantasia de grande qualidade que dialoga de forma excepcional com o “mundo real”, trazendo importantes lições para pessoas de todas as idades. Comentei sobre o filme no link abaixo, talvez lendo dê para entender melhor porque considerei o filme tão bom:
    http://maonoteto.blogspot.com/2009/10/que-tal-um-cineminha.html

    Abraços,

    Responder
    • 23. Kamila  |  outubro 25, 2009 às 12:56 am

      Jeniss, eu queria ter a fé de vocês para colocar esse filme como possível concorrente ao Oscar 2010 de animação. Torço para isso acontecer. Abraço!

      Vinícius, é uma das melhores animações do ano, sim! A Sony vem logo atrás da Pixar, pra mim, nesse gênero. Os filmes são sempre excelentes.

      Gabriela, eu não li “O Pequeno Príncipe”, aí fica difícil compreender tua analogia.

      Responder
  • 24. Gabriela  |  outubro 25, 2009 às 7:14 pm

    Como assim você não leu O Pequeno Príncipe? Kamila, leia, é um dos livros mais sensíveis que já li na vida!

    Responder
    • 25. Kamila  |  outubro 25, 2009 às 10:22 pm

      Gabriela, vou tentar ler. Mas, ainda tem uma fila de livros antes de eu tentar encontrar esse clássico!

      Responder
  • 26. Planeta 51 « Cinéfila por Natureza  |  dezembro 26, 2009 às 10:33 pm

    […] excelentes, para variar um pouco, no gênero de animação, como “Up – Altas Aventuras”, “Tá Chovendo Hambúrguer!”, “Os Fantasmas de Scrooge” e “A Princesa e o Sapo”, “Planeta 51” é aquele tipo de […]

    Responder
  • 27. Os Indicados ao Oscar 2010 « Cinéfila por Natureza  |  fevereiro 2, 2010 às 9:58 pm

    […] indicado em Melhor Canção? “The Secret of Kells”, que tirou a vaga merecida de “Tá Chovendo Hambúrguer” em Melhor Animação? Ou “In the Loop”, longa indicado em Roteiro […]

    Responder
  • 28. geane  |  maio 12, 2010 às 8:12 pm

    o filmi e bom

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


A autora

Kamila tem 29 anos, é cinéfila, leitora voraz, escuta muita música e é vidrada em seriados de TV, além de shows de premiações.

Contato

cinefilapn@gmail.com

Último Filme Visto

Lendo

Arquivos

Blog Stats

  • 456.362 hits

Feeds